Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14451
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Jean Paulo dos Santos |
Orientador: | Athaíde, Mariana Maritns de |
Resumo: | É notório, que ao longo dos anos o sistema de ensino sofreu grandes transformações e devem-se utilizar técnicas no processo de ensino pra que se tenha um melhor aprendizado. Neste sentido, é necessário ter o uso da metodologia ativa, em que os estudantes sejam os principais agentes do aprendizado, e a utilização dos jogos didáticos, que é uma considerável opção praticável e proveitosa, pois têm a capacidade de preencher lacunas ignoradas no processo de aquisição de saberes e também podem propiciar uma elaboração de conhecimentos novos aos estudantes. Existe uma grande variedade de tipos de jogos, que podem ser utilizados ou aplicados com os alunos de todos os segmentos escolares, sendo classificados em: jogos de construção ou montagem, jogos online ou de computador, jogos de tabuleiro, jogos corporais, jogos de perguntas e respostas e jogos de treinamento. Este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de técnicas lúdicas através de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem e constatar a sua importância nas escolas como ferramenta pedagógica. A partir do levantamento de referências bibliográficas sobre a utilização de jogos lúdicos didáticos, concretizado por meio de coleta de dados e pesquisas de outros trabalhos e artigos relacionados com este conteúdo é sugerido que a inserção dos diferentes tipos de jogos didáticos independente do tipo de classificação são bons e vantajosos para o processo de ensino e aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos alunos. Portanto, o quadro geral das produções acadêmicas aponta que o lúdico no processo de aprendizagem e ensino através dos jogos pode favorecer o desenvolvimento intelectual e capacidade cognitiva dos alunos, além disso, pode propiciar ao docente de ciências e biologia uma melhor prática pedagógica na abordagem de conceitos complexos ou difíceis. |
Palavras-chave: | Jogos educativos Ensino de ciências Biologia Educational games Sciences teaching Biology |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COSTA, Jean Paulo dos Santos. Ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPSCosta.pdf | 645.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.