Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1448
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing eleitoral: estratégias nas campanhas presidenciais de 1989 a 2010
Author(s)/Inventor(s): Fontenele, Géssica
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: Traça um panorama do marketing eleitoral no Brasil a partir da eleição de Collor, em 1989 à última campanha presidencial de 2010 que elegeu Dilma Rousseff. Através da compreensão do conceito, das técnicas e do desenvolvimento desse no país, pretendeu-se analisar os fundamentos teóricos do tema considerando autores como Cid Pacheco, Gaudêncio Torquato, Jorge Almeida entre outros.Devido à crescente importância da utilização de estratégias e ferramentas de marketing pelos políticos nas campanhas eleitorais se faz necessário um estudo com o objetivo de esclarecer alguns pontos como: sua origem, a adoção das ferramentas utilizadas e tipos de estratégias a serem usadas, afim de que se possa ter maior compreensão sobre o marketing eleitoral e as atribuições dos profissionais da área na campanha.
Keywords: Marketing político
Campanha presidencial
Propaganda eleitoral
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONTENELE, Géssica. Marketing eleitoral: estratégias nas campanhas presidenciais de 1989 a 2010. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1448
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFontenele.pdf667,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.