Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1448
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing eleitoral: estratégias nas campanhas presidenciais de 1989 a 2010
Autor(es)/Inventor(es): Fontenele, Géssica
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: Traça um panorama do marketing eleitoral no Brasil a partir da eleição de Collor, em 1989 à última campanha presidencial de 2010 que elegeu Dilma Rousseff. Através da compreensão do conceito, das técnicas e do desenvolvimento desse no país, pretendeu-se analisar os fundamentos teóricos do tema considerando autores como Cid Pacheco, Gaudêncio Torquato, Jorge Almeida entre outros.Devido à crescente importância da utilização de estratégias e ferramentas de marketing pelos políticos nas campanhas eleitorais se faz necessário um estudo com o objetivo de esclarecer alguns pontos como: sua origem, a adoção das ferramentas utilizadas e tipos de estratégias a serem usadas, afim de que se possa ter maior compreensão sobre o marketing eleitoral e as atribuições dos profissionais da área na campanha.
Palavras-chave: Marketing político
Campanha presidencial
Propaganda eleitoral
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONTENELE, Géssica. Marketing eleitoral: estratégias nas campanhas presidenciais de 1989 a 2010. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
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