Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14503
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência do estado emocional nas decisões de consumo e na administração das finanças pessoais
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Susana Costa
Orientador: Leal, Luiz Antonio Ochsendorf
Resumo: O endividamento causa grande impacto na vida de muitas famílias brasileiras, afetando os relacionamentos e a saúde, física e mental. O acesso à Educação Financeira e suas ferramentas possibilita o planejamento correto e controle das finanças pessoais, mas segundo a Psicologia Econômica, um desequilíbrio nas emoções também pode levar a um descontrole na vida financeira. Este trabalho aborda a importância do planejamento financeiro e a influência do estado emocional sobre os hábitos de consumo, e sua contribuição para o endividamento. Além da revisão de literatura, foi feita uma pesquisa quantitativa, através de questionário eletrônico, sobre o uso de ferramentas financeiras, da qual participaram 100 respondentes, a maior parte na faixa etária de 36 a 40 anos, com nível de escolaridade superior à graduação e renda familiar de R$ 7.800,00 a R$15.000,00. Os dados obtidos não corroboram os estudos anteriores consultados, porque os participantes da pesquisa destoam do perfil socioeconômico predominante no país. É possível concluir que uma pesquisa com amostra maior e mais heterogênea obtenha resultados mais parecidos com os estudos anteriores.
Palavras-chave: Orçamento doméstico
Educação financeira
Finanças pessoais
Psicologia social
Financial literacy
Personal finances
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Susana Costa. A influência do estado emocional nas decisões de consumo e na administração das finanças pessoais. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCReis.pdf300 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.