Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14519
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Futuro da carne: uma análise da indústria plant-based
Autor(es)/Inventor(es): Elia, Camila de Brito
Orientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: A Organização das Nações Unidas estima que a população mundial ultrapassará nove bilhões de pessoas em 2050, aumentando a necessidade de produção de alimentos para abastecer toda esta população, e estudos concordam que são mais pessoas que o sistema agropecuário atual é capaz de atender. Tendo em vista que o maior ofensor deste sistema (tanto em necessidade de terra, quanto em impactos ambientais) é a pecuária, cresce no mundo o número de pessoas que buscam reduzir os alimentos animais em sua alimentação, chamados flexitarianos. A indústria de carne plant-based surgiu tendo esse grupo como público-alvo, buscando produzir alimentos sem matérias-primas animais, porém com gosto e textura de carne. Este trabalho tem como objetivo estudar esta indústria, as motivações para seu surgimento, ingredientes e tecnologias utilizados, o tamanho do mercado e suas principais empresas. As empresas estudadas foram escolhidas por sua importância nos mercados de interesse, sendo estes os Estados Unidos, a Europa e a América latina. Seus modelos de negócio foram estudados focando em três principais dimensões (proposição de valor, estruturação da cadeia e captura de valor), com o objetivo de classificar a indústria de carne plant-based como indústria emergente, seguindo a definição proposta por Porter (1980), como sendo indústrias em construção, marcadas por novas tecnologias, muitas empresas, alta incerteza tecnológica e de mercado e altos custos iniciais. O estudo mostrou que, apesar de não possuir todas as características e desafios identificados por Porter, a indústria de carne plant-based pode ser classificada como uma indústria emergente, tendo como principais desafios os altos custos, impactando no preço de seus produtos, e o avanço das questões de sustentabilidade e saudabilidade, melhorando ao mesmo tempo a experiência sensorial do cliente. Como principal oportunidade destacam-se os mercados da Ásia e América Latina, onde o consumo de carne é expressivo, ou seja, há um mercado em potencial que deve ser convencido a substituir a carne animal pela carne de plantas.
Palavras-chave: Indústria
Carne
plant-based
Flexitarianos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ELIA, Camila de Brito. O Futuro da carne: uma análise da indústria plant-based. 2021. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBElia.pdf912.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.