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http://hdl.handle.net/11422/14526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reyes Cruz, Yordanka | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Luana Dutra Sobrinha da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T17:57:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Luana Dutra Sobrinha da Silva. Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ. 2021. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14526 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Combustível | pt_BR |
dc.subject | Bioquerosene | pt_BR |
dc.title | Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2484115263109864 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0398500301142789 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Adriana dos Anjos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8053951225576109 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064298646092562 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Leonard Guimarães | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5133335745101111 | pt_BR |
dc.description.resumo | Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação é responsável por 2% das emissões globais de CO2, por isso a necessidade da redução de emissões de carbono para garantir o desenvolvimento sustentável da indústria. Em resposta aos desafios, o setor de aviação estabeleceu objetivos como a redução de 50% nas emissões de CO2 em 2050, em relação aos níveis de emissões de 2005, e um crescimento neutro das emissões de CO2 a partir de 2020. Para atingir os objetivos propostos, uma das estratégias estabelecidas pelo setor consiste na substituição do combustível de origem fóssil por biocombustível (Bioquerosene de Aviação, BioQAV), o qual é em média 80% menos poluente que o querosene convencional, considerando toda a logística de produção. Várias rotas tecnológicas foram aprovadas para produção de BioQAV, como a obtenção de Querosene Parafínico Sintético pela rota alcoólica para combustíveis de aviação (SPK-ATJ). Contudo, em países como Estados Unidos e Brasil, grandes produtores de etanol, a tecnologia ATJ (Alcohol to Jet) vem ganhando destaque nos últimos anos. A primeira etapa desta tecnologia consiste na desidratação do álcool (etanol ou butanol), produzido a partir de matéria-prima renovável, produzindo o alceno correspondente (eteno ou buteno). A segunda etapa consiste na oligomerização, cujo objetivo é combinar as moléculas do alceno, formando hidrocarbonetos líquidos com 9 a 15 átomos de carbono, semelhante a um combustível de aviação. Entretanto, devido à elevada reatividade do eteno, a molécula de polietileno é predominantemente formada nesta última etapa. Desta forma, o objetivo deste trabalho de prospecção tecnológica é a identificação de catalisadores e de condições reacionais que modifiquem o mecanismo da reação, maximizando a produção de moléculas menores (oligômeros de C10 a C14). O estudo permitiu a análise do cenário das pesquisas relacionadas ao tema, publicadas em artigos e patentes depositadas no Brasil e no exterior. Na busca foram consultadas as bases de dados do diretório de grupos CNPq e a base de dados científica Scopus, para a obtenção por artigos. Por outro lado, as patentes foram procuradas nas bases de dados da European Patent Office (Espacenet), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Diante da busca, foi concluído que a tecnologia ATJ para a produção de bioquerosene de aviação é pouco explorada e se apresenta como uma linha de pesquisa com muitas oportunidades de desenvolvimento, inovação e investimento. Catalisadores com maior eficiência, seletividade e com maior tempo de vida útil precisam ser desenvolvidos, fundamentalmente para a etapa de oligomerização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química Industrial |
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