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http://hdl.handle.net/11422/14526
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Damasceno, Luana Dutra Sobrinha da Silva |
Tutor: | Reyes Cruz, Yordanka |
Tutor : | Silva, Adriana dos Anjos |
Resumen: | Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação é responsável por 2% das emissões globais de CO2, por isso a necessidade da redução de emissões de carbono para garantir o desenvolvimento sustentável da indústria. Em resposta aos desafios, o setor de aviação estabeleceu objetivos como a redução de 50% nas emissões de CO2 em 2050, em relação aos níveis de emissões de 2005, e um crescimento neutro das emissões de CO2 a partir de 2020. Para atingir os objetivos propostos, uma das estratégias estabelecidas pelo setor consiste na substituição do combustível de origem fóssil por biocombustível (Bioquerosene de Aviação, BioQAV), o qual é em média 80% menos poluente que o querosene convencional, considerando toda a logística de produção. Várias rotas tecnológicas foram aprovadas para produção de BioQAV, como a obtenção de Querosene Parafínico Sintético pela rota alcoólica para combustíveis de aviação (SPK-ATJ). Contudo, em países como Estados Unidos e Brasil, grandes produtores de etanol, a tecnologia ATJ (Alcohol to Jet) vem ganhando destaque nos últimos anos. A primeira etapa desta tecnologia consiste na desidratação do álcool (etanol ou butanol), produzido a partir de matéria-prima renovável, produzindo o alceno correspondente (eteno ou buteno). A segunda etapa consiste na oligomerização, cujo objetivo é combinar as moléculas do alceno, formando hidrocarbonetos líquidos com 9 a 15 átomos de carbono, semelhante a um combustível de aviação. Entretanto, devido à elevada reatividade do eteno, a molécula de polietileno é predominantemente formada nesta última etapa. Desta forma, o objetivo deste trabalho de prospecção tecnológica é a identificação de catalisadores e de condições reacionais que modifiquem o mecanismo da reação, maximizando a produção de moléculas menores (oligômeros de C10 a C14). O estudo permitiu a análise do cenário das pesquisas relacionadas ao tema, publicadas em artigos e patentes depositadas no Brasil e no exterior. Na busca foram consultadas as bases de dados do diretório de grupos CNPq e a base de dados científica Scopus, para a obtenção por artigos. Por outro lado, as patentes foram procuradas nas bases de dados da European Patent Office (Espacenet), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Diante da busca, foi concluído que a tecnologia ATJ para a produção de bioquerosene de aviação é pouco explorada e se apresenta como uma linha de pesquisa com muitas oportunidades de desenvolvimento, inovação e investimento. Catalisadores com maior eficiência, seletividade e com maior tempo de vida útil precisam ser desenvolvidos, fundamentalmente para a etapa de oligomerização. |
Materia: | Aviação Combustível Bioquerosene |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS |
Unidade de producción: | Escola de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2-jun-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | DAMASCENO, Luana Dutra Sobrinha da Silva. Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ. 2021. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Química Industrial |
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