Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14526
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ
Autor(es)/Inventor(es): Damasceno, Luana Dutra Sobrinha da Silva
Orientador: Reyes Cruz, Yordanka
Coorientador: Silva, Adriana dos Anjos
Resumo: Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação é responsável por 2% das emissões globais de CO2, por isso a necessidade da redução de emissões de carbono para garantir o desenvolvimento sustentável da indústria. Em resposta aos desafios, o setor de aviação estabeleceu objetivos como a redução de 50% nas emissões de CO2 em 2050, em relação aos níveis de emissões de 2005, e um crescimento neutro das emissões de CO2 a partir de 2020. Para atingir os objetivos propostos, uma das estratégias estabelecidas pelo setor consiste na substituição do combustível de origem fóssil por biocombustível (Bioquerosene de Aviação, BioQAV), o qual é em média 80% menos poluente que o querosene convencional, considerando toda a logística de produção. Várias rotas tecnológicas foram aprovadas para produção de BioQAV, como a obtenção de Querosene Parafínico Sintético pela rota alcoólica para combustíveis de aviação (SPK-ATJ). Contudo, em países como Estados Unidos e Brasil, grandes produtores de etanol, a tecnologia ATJ (Alcohol to Jet) vem ganhando destaque nos últimos anos. A primeira etapa desta tecnologia consiste na desidratação do álcool (etanol ou butanol), produzido a partir de matéria-prima renovável, produzindo o alceno correspondente (eteno ou buteno). A segunda etapa consiste na oligomerização, cujo objetivo é combinar as moléculas do alceno, formando hidrocarbonetos líquidos com 9 a 15 átomos de carbono, semelhante a um combustível de aviação. Entretanto, devido à elevada reatividade do eteno, a molécula de polietileno é predominantemente formada nesta última etapa. Desta forma, o objetivo deste trabalho de prospecção tecnológica é a identificação de catalisadores e de condições reacionais que modifiquem o mecanismo da reação, maximizando a produção de moléculas menores (oligômeros de C10 a C14). O estudo permitiu a análise do cenário das pesquisas relacionadas ao tema, publicadas em artigos e patentes depositadas no Brasil e no exterior. Na busca foram consultadas as bases de dados do diretório de grupos CNPq e a base de dados científica Scopus, para a obtenção por artigos. Por outro lado, as patentes foram procuradas nas bases de dados da European Patent Office (Espacenet), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Diante da busca, foi concluído que a tecnologia ATJ para a produção de bioquerosene de aviação é pouco explorada e se apresenta como uma linha de pesquisa com muitas oportunidades de desenvolvimento, inovação e investimento. Catalisadores com maior eficiência, seletividade e com maior tempo de vida útil precisam ser desenvolvidos, fundamentalmente para a etapa de oligomerização.
Palavras-chave: Aviação
Combustível
Bioquerosene
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DAMASCENO, Luana Dutra Sobrinha da Silva. Prospecção de tecnologias e catalisadores na produção de querosene parafínico do tipo SPK-ATJ. 2021. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LDSSDamasceno.pdf794.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.