Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1455
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A infância e a publicidade em debate
Author(s)/Inventor(s): Fraga, Laís de Lima Barros
Advisor: Junqueira, Maria Helena Rego
Abstract: A partir do final da década de 1970, começaram a surgir as primeiras peças publicitárias dirigidas ao público infantil. Mudanças sociais e na estrutura familiar aumentaram a influência das crianças no padrão de consumo dos adultos e foram rapidamente detectadas pelo mercado, que não tardou em investir em publicidades voltadas ao universo infantil. Por outro lado, a sociedade civil e o sistema jurídico reagiram, trazendo à tona discussões éticas, sociais e políticas, que colocaram em cheque a publicidade direcionada às crianças. O objetivo deste trabalho é justamente discutir estes cenários: serão abordados o contexto da criança na sociedade, o surgimento da publicidade voltada para este grupo, o consumismo infantil, a legislação pertinente ao tema e os movimentos atuais que defendem os direitos da criança. A relevância deste estudo está fundamentada em questões da atualidade e nas implicações éticas para os profissionais da comunicação e para a sociedade como um todo. Como embasamento teórico, foram utilizados livros, artigos acadêmicos, as legislações pertinentes e publicações na internet, procurando trazer para este trabalho as discussões mais recentes sobre o tema. Serão investigados os limites da liberdade de expressão e até que ponto a publicidade deve ou não sofrer restrições para que os direitos da criança sejam preservados.
Keywords: Publicidade
Criança
Legislação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FRAGA, Laís de Lima Barros. A infância e a publicidade em debate. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLBFraga.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.