Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1455
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A infância e a publicidade em debate
Autor(es)/Inventor(es): Fraga, Laís de Lima Barros
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: A partir do final da década de 1970, começaram a surgir as primeiras peças publicitárias dirigidas ao público infantil. Mudanças sociais e na estrutura familiar aumentaram a influência das crianças no padrão de consumo dos adultos e foram rapidamente detectadas pelo mercado, que não tardou em investir em publicidades voltadas ao universo infantil. Por outro lado, a sociedade civil e o sistema jurídico reagiram, trazendo à tona discussões éticas, sociais e políticas, que colocaram em cheque a publicidade direcionada às crianças. O objetivo deste trabalho é justamente discutir estes cenários: serão abordados o contexto da criança na sociedade, o surgimento da publicidade voltada para este grupo, o consumismo infantil, a legislação pertinente ao tema e os movimentos atuais que defendem os direitos da criança. A relevância deste estudo está fundamentada em questões da atualidade e nas implicações éticas para os profissionais da comunicação e para a sociedade como um todo. Como embasamento teórico, foram utilizados livros, artigos acadêmicos, as legislações pertinentes e publicações na internet, procurando trazer para este trabalho as discussões mais recentes sobre o tema. Serão investigados os limites da liberdade de expressão e até que ponto a publicidade deve ou não sofrer restrições para que os direitos da criança sejam preservados.
Materia: Publicidade
Criança
Legislação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-mar-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FRAGA, Laís de Lima Barros. A infância e a publicidade em debate. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LLBFraga.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.