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dc.contributor.advisorZago, Camila Avosani-
dc.contributor.authorOliveira, Izabel Siqueira Pinheiro-
dc.date.accessioned2021-07-15T18:12:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Izabel Siqueira Pinheiro. A aplicação de RPAS (Robotic Process Automation) na gestão de compras: em uma empresa do setor de óleo e gás. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14550-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectAutomação digitalpt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectSupply Chain Managementpt_BR
dc.titleA aplicação de RPAS (Robotic Process Automation) na gestão de compras: em uma empresa do setor de óleo e gáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6726568187545538pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia despontou como fator de mudança nas atividades empresariais e está em constante desenvolvimento. Contudo, a adoção de ferramentas de automação digital está em expansão, inclusive no escopo de Compras. Isso ocorre pois desde de o estabelecimento da Gestão da Cadeia de Suprimentos, esta área passou por mudanças e seu futuro tem sido moldado pelo crescimento tecnológico, onde assumiria um papel estratégico nas empresas, em detrimento do tradicional burocrático. Dessa forma, este estudo tem como objetivo entender de que maneira a ascensão das automações digitais impacta as atividades de Compras em uma empresa de petróleo. O estudo é classificado como descritivo e bibliográfico realizado por abordagem qualitativa. Os resultados foram colhidos por meio de entrevistas realizadas com roteiro semi-estruturado e observação participante. O universo de coleta de dados foi o setor de Compras da Empresa Europa (nome fictício), atuante no setor de óleo e gás. Deste modo, as entrevistas foram transcritas, os tópicos em comum foram elencados e ponderados em relação ao referencial teórico por meio da análise de conteúdo. Portanto, concluiu-se que as ferramentas de automação de fato fornecem velocidade e eficiência, mas não tem capacidade suficiente para processar a demanda do departamento, impedindo que os funcionários busquem funções mais estratégicas. Além disso, o trabalho também mostrou que os funcionários não são totalmente receptivos à tecnologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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