Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14550
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A aplicação de RPAS (Robotic Process Automation) na gestão de compras: em uma empresa do setor de óleo e gás
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Izabel Siqueira Pinheiro
Orientador: Zago, Camila Avosani
Resumo: A tecnologia despontou como fator de mudança nas atividades empresariais e está em constante desenvolvimento. Contudo, a adoção de ferramentas de automação digital está em expansão, inclusive no escopo de Compras. Isso ocorre pois desde de o estabelecimento da Gestão da Cadeia de Suprimentos, esta área passou por mudanças e seu futuro tem sido moldado pelo crescimento tecnológico, onde assumiria um papel estratégico nas empresas, em detrimento do tradicional burocrático. Dessa forma, este estudo tem como objetivo entender de que maneira a ascensão das automações digitais impacta as atividades de Compras em uma empresa de petróleo. O estudo é classificado como descritivo e bibliográfico realizado por abordagem qualitativa. Os resultados foram colhidos por meio de entrevistas realizadas com roteiro semi-estruturado e observação participante. O universo de coleta de dados foi o setor de Compras da Empresa Europa (nome fictício), atuante no setor de óleo e gás. Deste modo, as entrevistas foram transcritas, os tópicos em comum foram elencados e ponderados em relação ao referencial teórico por meio da análise de conteúdo. Portanto, concluiu-se que as ferramentas de automação de fato fornecem velocidade e eficiência, mas não tem capacidade suficiente para processar a demanda do departamento, impedindo que os funcionários busquem funções mais estratégicas. Além disso, o trabalho também mostrou que os funcionários não são totalmente receptivos à tecnologia.
Palavras-chave: Compras
Automação digital
Petróleo
Supply Chain Management
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Izabel Siqueira Pinheiro. A aplicação de RPAS (Robotic Process Automation) na gestão de compras: em uma empresa do setor de óleo e gás. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISPOliveira.pdf482.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.