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http://hdl.handle.net/11422/14552
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Quais elementos da série de livros didáticos de ensino de língua japonesa, Marugoto, podem indicar se o material segue os preceitos da abordagem comunicativa, conforme preconizado pelo próprio material? |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Fernanda Moncken Gonçalves da |
Tutor: | Tílio, Rogério Casanovas |
Resumen: | O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos conceitos da Abordagem Comunicativa considerando o ensino de japonês no contexto brasileiro. Ainda hoje, a metodologia comunicativa é uma abordagem utilizada em larga escala e compreendida como uma forma de ensino que visa inserir o aluno em situações reais na aprendizagem de outro idioma (BROWN, 2001; RICHARDS, 2005; RICHARDS AND RODGERS, 2001). Para o ensino de língua japonesa, o uso desta abordagem é algo mais recente – com seus primeiros títulos surgindo, no Brasil, a partir da segunda década dos anos 2000. A partir disso, sentiu-se a necessidade de analisar esses livros e verificar se, de fato, a abordagem comunicativa está sendo utilizada para o ensino de japonês em títulos de veiculação mais atual no país. Dessa forma, escolheu-se o livro de ensino de japonês Marugoto, destinado a alunos de nível inicial – A1 – tanto em contexto de segundo idioma quanto em contexto de idioma estrangeiro (MARUGOTO, 2017). Como o livro é composto por nove unidades, a quinta unidade foi a unidade eleita para este estudo, uma vez que os alunos já estariam habituados ao uso do livro e estariam na metade do curso proposto para o uso do material didático. Foram criadas 4 categorias para compreender se o material entrega sua proposta: ser um material comunicativo cuja aprendizagem é feita com base em interações reais e significativas. Pôde-se observar que o livro se enquadra no esperado para um material concebido na abordagem comunicativa, porém critica-se seu suposto foco nas interações sociais, ao passo que é feita uma reflexão sobre se a metodologia comunicativa ter acompanhado o processo de globalização (TILIO, 2013). |
Materia: | Livro didático Ensino de língua estrangeira Língua japonesa |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
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