Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14552
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Quais elementos da série de livros didáticos de ensino de língua japonesa, Marugoto, podem indicar se o material segue os preceitos da abordagem comunicativa, conforme preconizado pelo próprio material?
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Fernanda Moncken Gonçalves da
Orientador: Tílio, Rogério Casanovas
Resumo: O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos conceitos da Abordagem Comunicativa considerando o ensino de japonês no contexto brasileiro. Ainda hoje, a metodologia comunicativa é uma abordagem utilizada em larga escala e compreendida como uma forma de ensino que visa inserir o aluno em situações reais na aprendizagem de outro idioma (BROWN, 2001; RICHARDS, 2005; RICHARDS AND RODGERS, 2001). Para o ensino de língua japonesa, o uso desta abordagem é algo mais recente – com seus primeiros títulos surgindo, no Brasil, a partir da segunda década dos anos 2000. A partir disso, sentiu-se a necessidade de analisar esses livros e verificar se, de fato, a abordagem comunicativa está sendo utilizada para o ensino de japonês em títulos de veiculação mais atual no país. Dessa forma, escolheu-se o livro de ensino de japonês Marugoto, destinado a alunos de nível inicial – A1 – tanto em contexto de segundo idioma quanto em contexto de idioma estrangeiro (MARUGOTO, 2017). Como o livro é composto por nove unidades, a quinta unidade foi a unidade eleita para este estudo, uma vez que os alunos já estariam habituados ao uso do livro e estariam na metade do curso proposto para o uso do material didático. Foram criadas 4 categorias para compreender se o material entrega sua proposta: ser um material comunicativo cuja aprendizagem é feita com base em interações reais e significativas. Pôde-se observar que o livro se enquadra no esperado para um material concebido na abordagem comunicativa, porém critica-se seu suposto foco nas interações sociais, ao passo que é feita uma reflexão sobre se a metodologia comunicativa ter acompanhado o processo de globalização (TILIO, 2013).
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de língua estrangeira
Língua japonesa
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMGSilva.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.