Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14577
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Alterações ambientais durante evento de dragagem em área portuária de Angra dos Reis (RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Lobo, Marcello Andrade da Silveira
Tutor: Horbach, Ingrid Siciliano
Resumen: A zona costeira é uma área de transição entre os ecossistemas terrestre e marinho e desempenha um papel de extrema importância ecológica, como regulação do clima, reprodução de diversas espécies, e produtividade primária. Entretanto, estes ambientes vêm sofrendo enorme pressão antrópica devido atividades turísticas e/ou econômicas. O processo de dragagem é uma destas atividades que impactam o meio, alterando o fundo do corpo hídrico, promovendo a ressuspensão de matéria do compartimento sedimentar e causando danos à biota da região. Ao longo de aproximadamente quatro meses, durante uma dragagem ocorrida na região costeira de um estaleiro localizado no município de Angra dos Reis, no sul fluminense, foi realizado um monitoramento da qualidade da água, visando acompanhar e observar eventuais impactos ao meio ambiente local. Foram analisados parâmetros físico-químicos da água na área de dragagem e na área de descarte (bota-fora): temperatura, oxigênio dissolvido, saturação de oxigênio, salinidade, condutividade, total de sólidos dissolvidos, pH, turbidez, nutrientes (nitrogênio e fósforo), entre outros. Os dados encontrados evidenciam alterações das características do meio, ainda que a absoluta maioria dos resultados estivessem dentro do considerado normal e/ou aceitável, respeitando valores e concentrações preconizados pelas legislações vigentes. Assim, os resultados obtidos ao longo de todo o período do estudo confirmam que a dragagem, de fato, impacta o meio e modifica suas características, entretanto tais alterações causadas são de caráter temporário e reversível.
Materia: Dragagem
Impacto ambiental
Qualidade da água
Litoral
Angra dos Reis (RJ)
Áreas portuárias
Dredging
Environmental impact
Water quality
Coast
Port areas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOBO, Marcello Andrade da Silveira Lobo. Alterações ambientais durante evento de dragagem em área portuária de Angra dos Reis (RJ). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MASLobo.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.