Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14585
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: BTS: os bastidores do fenômeno mundial: uma trajetória do anonimato ao sucesso internacional e seu impacto na expansão da cultura sul-coreana
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Ana Carolina Weber da Silva
Advisor: Sovik, Liv
Abstract: Examinando o surgimento da Hallyu e o produto cultural sul-coreano chamado K-Pop, esta pesquisa tem o objeto de analisar a trajetória do grupo BTS, partindo do contrato com uma agência desconhecida até a consolidação da sua carreira na indústria internacional. Observando as estratégias que foram utilizadas pelo grupo, o propósito dessa discussão é compreender como BTS tornou-se o primeiro artista sul-coreano a conquistar recordes na indústria musical, disputando com artistas ocidentais, alcançando um exército de fãs pelo mundo e ultrapassando a barreira do idioma e do preconceito. Ademais, o presente trabalho compreende uma breve crítica à indústria predominantemente ocidental e a escassez de reconhecimento do trabalho de artistas externos a esse cenário. Após a discussão sobre a construção da carreira do grupo e a relação de teamwork com seus fãs ao redor do mundo, principalmente através internet, a pesquisa busca responder como o grupo partiu do anonimato até se tornar um fenômeno mundial, disseminando a cultura pop sul-coreana.
Keywords: Indústria fonográfica
Coréia do sul
Cultura popular
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Ana Carolina Weber da Silva. BTS: os bastidores do fenômeno mundial: uma trajetória do anonimato ao sucesso internacional e seu impacto na expansão da cultura sul-coreana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARocha.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.