Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14606
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Garantias reais no âmbito do financiamento de projetos: fragilidades e riscos ao credor
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria Clara Tavares Fernandes da
Orientador: Pizoeiro, Carolina Araujo de Azevedo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo uma análise da modalidade de estruturação financeira do project finance enquanto sofisticado mecanismo de concessão de crédito, essencialmente voltado para os setores de infraestrutura, cuja estruturação conta com intricada rede de contratos de garantia a fim de segregar os riscos decorrentes do projeto. Conforme será demonstrado, as garantias visam a dar segurança aos credores, que poderão executá-las em caso de inadimplemento das obrigações assumidas pela sociedade receptora dos recursos, a Sociedade de Propósito Específico, visando a satisfação do crédito concedido. Ainda que tais institutos tragam segurança jurídica aos credores, eles podem apresentar diversas questões que representam entraves e dificuldades práticas, desde sua constituição até sua efetiva execução. Diante deste cenário, busca-se por enumerar tais fragilidades bem como propor soluções para mitiga-las.
Palavras-chave: Financiamento
Infraestrutura
Garantia real
Financing
Infrastructure
Royal warranty
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Maria Clara Tavares Fernandes da. Garantias reais no âmbito do financiamento de projetos: fragilidades e riscos ao credor. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCTFSilva.pdf412.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.