Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14616
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cultura de encantamento: um estudo sobre a cultura como recurso estratégico nos parques do Walt Disney World
Autor(es)/Inventor(es): Albuqueque, Luísa de Sousa de
Orientador: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a cultura da Disney como estratégia de retenção de clientes nos parques temáticos do Walt Disney World. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo survey com 169 respondentes, além da pesquisa bibliográfica. Foram identificados alguns pontos-chaves para que a cultura empresarial seja um recurso estratégico, além do papel da gestão do conhecimento como mediadora entre o recurso e a estratégia. Analisou-se também o conceito de encantamento para a retenção do cliente, uma vez que a experiência satisfatória já é esperada. Os resultados do questionário demonstraram que a maioria dos respondentes ficou muito satisfeito com as experiências durante a visita, alcançando o nível de encantamento do cliente. Além disso, 74 respondentes afirmaram possuir interesse em retornar ao local em razão da experiência emocional proporcionada pela visita. Ao final, os resultados sugerem que a cultura demonstrou-se um recurso estratégico para a retenção através da experiência de encantamento do cliente, sendo o principal motivo de retorno aos parques do Walt Disney World.
Palavras-chave: Visão baseada em recursos
Cultura organizacional
Gestão do conhecimento
Walt Disney Company
Parques de diversões
Fidelização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALBUQUERQUE, Luisa de Sousa de. Cultura de encantamento: um estudo sobre a cultura como recurso estratégico nos parques do Walt Disney World. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSAlbuqueque.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.