Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14630
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Karine de
Orientador: Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
Resumo: Essa monografia trata do problema da preparação de futuros professores, estudantes de uma universidade pública de reconhecimento acadêmico do Rio de Janeiro, quanto à formação ética desde a Educação Infantil. O problema é a presença ou não de conteúdos sobre ética no curso de pedagogia. Esse é um tema original e de relevância. A hipótese é: É possível aos estudantes do curso de pedagogia de uma Faculdade pública do Rio de Janeiro considerarem a formação ética na Educação Infantil como aspecto indispensável para o desenvolvimento pleno da criança? O objetivo é investigar as concepções de estudantes cursando o último período da sua graduação em pedagogia de uma Faculdade Pública do Rio de Janeiro quanto à Ética na Educação Infantil. A fundamentação teórica se baseia no pensamento do filósofo Aristóteles ( 1984 séc. IV a.C) referente à Ética. Afirma que se houver o habitus da prática da virtude desde a infância, a pessoa terá um comportamento em função do Bem Comum na sociedade. Acrescente-se o filósofo contemporâneo MacIntyre (2001) que propõe a atualização das virtudes aristotélicas para o século XXI. Consideramos também a contribuição da filósofa Sucupira Lins (2009a). Tratase de uma pesquisa quantitativa, com pequeno grupo, o que a caracteriza como estudo de caso. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário para os estudantes concluintes e outro questionário para os docentes que lecionam disciplinas sobre Educação Infantil desta mesma universidade. Para organizar as informações obtidas, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2010). A partir das inferências, houve a categorização dos dados. Os resultados mostram que a hipótese foi confirmada e os objetivos atingidos. Concluímos que existe uma lacuna referente ao preparo dos estudantes de Pedagogia relativo à formação Ética na Educação Infantil. Também concluímos que a maioria dos docentes leva em consideração a importância da Educação Ética/Moral desde a Educação Infantil. Sugerimos a continuidade dessa pesquisa porque há necessidade de mais abordagens e reflexões filosóficas juntamente com investigações empíricas sobre Ética e Educação Moral.
Palavras-chave: Ética
Formação de professores
Educação infantil
Educação moral e cívica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Karine de. As concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantil. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAndrade.pdf409.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.