Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serra, Enio | - |
dc.contributor.author | Silva, Laís Lucy Cascimiro da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T15:43:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laís Lucy Cascimiro da. O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14632 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.title | O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Warley da | - |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma a história e a cultura da população negra é abordada, o que mudou e o que permanece nos livros didáticos de história direcionados à Educação de Jovens e Adultos a partir da implementação da Lei nº 10.639/2003. Para viabilizar a investigação, são analisados livros didáticos recomendados pelo PNLD-EJA nos anos de 2011 e 2014, usando como base empírica dois livros de ciências humanas destinados ao Primeiro Segmento do Ensino Fundamental: a Coleção “Viver, Aprender”, desenvolvida pela ONG Ação Educativa em parceria com a Global Editora, e a Coleção “É Bom Aprender”. A finalidade das análises é a identificação da abordagem utilizada por esses livros sobre a cultura e da história da população negra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 621.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.