Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14632
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Laís Lucy Cascimiro da |
Advisor: | Serra, Enio |
Abstract: | A pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma a história e a cultura da população negra é abordada, o que mudou e o que permanece nos livros didáticos de história direcionados à Educação de Jovens e Adultos a partir da implementação da Lei nº 10.639/2003. Para viabilizar a investigação, são analisados livros didáticos recomendados pelo PNLD-EJA nos anos de 2011 e 2014, usando como base empírica dois livros de ciências humanas destinados ao Primeiro Segmento do Ensino Fundamental: a Coleção “Viver, Aprender”, desenvolvida pela ONG Ação Educativa em parceria com a Global Editora, e a Coleção “É Bom Aprender”. A finalidade das análises é a identificação da abordagem utilizada por esses livros sobre a cultura e da história da população negra. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Livro didático Negros |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 19-Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Laís Lucy Cascimiro da. O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 621.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.