Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14632
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Laís Lucy Cascimiro da
Orientador: Serra, Enio
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma a história e a cultura da população negra é abordada, o que mudou e o que permanece nos livros didáticos de história direcionados à Educação de Jovens e Adultos a partir da implementação da Lei nº 10.639/2003. Para viabilizar a investigação, são analisados livros didáticos recomendados pelo PNLD-EJA nos anos de 2011 e 2014, usando como base empírica dois livros de ciências humanas destinados ao Primeiro Segmento do Ensino Fundamental: a Coleção “Viver, Aprender”, desenvolvida pela ONG Ação Educativa em parceria com a Global Editora, e a Coleção “É Bom Aprender”. A finalidade das análises é a identificação da abordagem utilizada por esses livros sobre a cultura e da história da população negra.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Livros didáticos
Negros
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Laís Lucy Cascimiro da. O negro e o livro didático: a representação da cultura e da história da população negra nos livros didáticos na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf621.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.