Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14654
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Loyola, Dandarah Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T22:49:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.citation | LOYOLA, Dandarah Cardoso. Autismo na educação infantil: um estudo de caso triplo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14654 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Autismo na educação infantil: um estudo de caso triplo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.referee2 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.description.resumo | A presente monografia foi pensada e desenvolvida tendo como ponto de partida o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto de creche. O estudo contou com três alunos com TEA, estudantes de uma Creche Municipal da cidade de Duque de Caxias/RJ. Para este estudo, importa conhecer como acontece a inclusão desses alunos na Creche, como se estabelece a relação da família com a escola e quais os maiores desafios enfrentados, seja para os alunos, para as docentes, para os familiares, ou para a instituição escolar? O que tem dado certo? O que deu errado? O que está em processo de desenvolvimento pela comunidade escolar? O objetivo geral dessa pesquisa é descrever e analisar como se dá o processo de inclusão e aprendizagem de três alunos com TEA no contexto de creche. Especificamente visa observar de que forma a professora procura trabalhar a inclusão destes alunos, identificando quais recursos didáticos são utilizados para a estimulação destes, nas atividades em sala de aula e nas da sala de recursos; descrever a relação dos alunos e seus colegas; conhecer como é estabelecida a relação dos pais com a escola de seus filhos. Foram realizadas observações em sala de aula (2019) além de entrevistas semiestruturadas com a professora regente e da sala de recursos, assim como as mães dos alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se baseou no estudo de casos múltiplos, que, segundo André (2013) “possibilitam reconstruir os processos e relações que configuram a experiência escolar diária” e na análise de conteúdo (Bardin, 2011). O estudo conclui que o trabalho das professoras com relação aos alunos com TEA passa pela disponibilidade de recursos oferecidos pela creche e por suas formações desde a graduação; com relação a família, a pesquisa apontou que apesar de positiva, sua relação com a escola, está baseada nas características comportamentais de seus filhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DLoyola.pdf | 263.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.