Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14654
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Autismo na educação infantil: um estudo de caso triplo |
Autor(es)/Inventor(es): | Loyola, Dandarah Cardoso |
Tutor: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Resumen: | A presente monografia foi pensada e desenvolvida tendo como ponto de partida o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto de creche. O estudo contou com três alunos com TEA, estudantes de uma Creche Municipal da cidade de Duque de Caxias/RJ. Para este estudo, importa conhecer como acontece a inclusão desses alunos na Creche, como se estabelece a relação da família com a escola e quais os maiores desafios enfrentados, seja para os alunos, para as docentes, para os familiares, ou para a instituição escolar? O que tem dado certo? O que deu errado? O que está em processo de desenvolvimento pela comunidade escolar? O objetivo geral dessa pesquisa é descrever e analisar como se dá o processo de inclusão e aprendizagem de três alunos com TEA no contexto de creche. Especificamente visa observar de que forma a professora procura trabalhar a inclusão destes alunos, identificando quais recursos didáticos são utilizados para a estimulação destes, nas atividades em sala de aula e nas da sala de recursos; descrever a relação dos alunos e seus colegas; conhecer como é estabelecida a relação dos pais com a escola de seus filhos. Foram realizadas observações em sala de aula (2019) além de entrevistas semiestruturadas com a professora regente e da sala de recursos, assim como as mães dos alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se baseou no estudo de casos múltiplos, que, segundo André (2013) “possibilitam reconstruir os processos e relações que configuram a experiência escolar diária” e na análise de conteúdo (Bardin, 2011). O estudo conclui que o trabalho das professoras com relação aos alunos com TEA passa pela disponibilidade de recursos oferecidos pela creche e por suas formações desde a graduação; com relação a família, a pesquisa apontou que apesar de positiva, sua relação com a escola, está baseada nas características comportamentais de seus filhos. |
Materia: | Transtornos do espectro autista Educação infantil Educação inclusiva Aprendizagem |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 22-mar-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LOYOLA, Dandarah Cardoso. Autismo na educação infantil: um estudo de caso triplo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLoyola.pdf | 263.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.