Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14655
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental |
| Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, Danielle Christina Pereira |
| Advisor: | Santos, Núbia de Oliveira |
| Abstract: | O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre o lugar da brincadeira e como ela acontece na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Parto das minhas vivências e experiências para refletir sobre a brincadeira na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Desta forma, algumas questões norteiam esse trabalho: como se dá esta transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental? Como a brincadeira está presente nessa transição? Qual é a importância do brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Os autores que me ajudaram nessa reflexão são: Flávia Motta, Levi Vigotski, Maria Silvia da Rocha, Lucia Rabello de Castro, Tizuko Morchida Kishimoto e Sonia Kramer. Entendendo a ludicidade como fundamental para o desenvolvimento infantil, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, encontrei distanciamento dessa perspectiva na passagem de um segmento para o outro. Percebi também que mesmo na Educação Infantil o lugar do brincar como eixo ainda é um desafio. |
| Keywords: | Educação infantil Ensino fundamental Ludicidade |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 26-Jun-2020 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | RIBEIRO, Danielle Christina Pereira. Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DRibeiro.pdf | 372.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.