Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14659
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliações educacionais em larga escala: percepções de gestores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias e Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Lucas Soares Oliveira da
Orientador: Fernández, Silvina Julia
Resumo: O objetivo desta pesquisa é comparar as percepções e os posicionamentos, diante dos resultados de indicadores e avaliações em larga escala, dos gestores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias e do município do Rio de Janeiro (RJ) e, com isso, apresentar uma contribuição refinada sobre como a educação pública, de um modo amplo, vêm sendo desenvolvida e oferecida na sociedade, em especial nos municípios analisados no estudo. Nesse sentido, pretende-se investigar como os dados das avaliações educacionais de larga escala e outros indicadores específicos podem contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas que beneficiam o trabalho oferecido nas escolas. Para realização do trabalho, optei por uma metodologia de cunho qualitativo, onde utilizei entrevistas realizadas com gestores escolares de escolas públicas municipais das cidades citadas, bem como fiz um alinhamento dos dados resultantes das mesmas com os conteúdos bibliográficos e conceituais aqui devidamente elucidados. As entrevistas semiestruturadas funcionaram como um ótimo instrumento para conhecer melhor os posicionamentos e olhares dos gestores e da realidade de cada rede, bem como para estabelecer elos com a fundamentação teórica. Após a análise, constatou-se que os gestores da maioria das escolas de ambas as redes se sentem cobrados pelas administrações centrais no que concerne ao desempenho nesses indicadores, mas, afirmam que os sistemas escolares não oferecem subsídios suficientes para auxiliar as unidades. No entanto, também foi relatado que a rede municipal carioca de ensino, durante o período estudado, fomentava investimentos em formação continuada dos professores, capacitação dos gestores e a implementação de bônus salarial aos profissionais da educação das escolas que atingissem as metas nesses indicadores. Um outro aspecto plausível de comparação entre as duas redes, é que em Duque de Caxias quase não foram detectadas escolas que publicam seus indicadores, omitindo-se da prestação de contas à comunidade em geral. Já nas escolas públicas cariocas, ocorre justamente o contrário. As equipes gestoras preconizam e enfatizam a inclusão dos resultados nos Projetos Político-Pedagógicos e nos murais informativos das escolas, proporcionando a publicidade das informações.
Palavras-chave: Planejamento educacional
Escolas públicas
Rio de Janeiro (Estado)
Política pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Mai-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONSECA, Lucas Soares Oliveira da. Avaliações educacionais em larga escala: percepções de gestores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias e Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFonseca.pdf521.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.