Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14660
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lidje Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T01:01:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lidje Miranda. Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14660 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Netnografia | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.referee2 | Cerdeira, Diana Gomes da Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação Domiciliar, também conhecida como Homeschooling, no Brasil, por meio de um método de pesquisa denominado “netnografia”. O Homeschooling, no Brasil, suscita certa estranheza por parte das autoridades com competência legislativa sobre a educação, demais autoridades, e dos cidadãos, embora seja uma prática consolidada em outros contextos culturais. O trabalho analisou como essa modalidade educacional vem se desenvolvendo no país. Utilizou-se, para tal, uma abordagem metodológica conhecida como “netnografia”, que consistiu em analisar, no ambiente virtual, as interações sociais de indivíduos, com o intuito de mapear percepções, representações e expectativas, dos usuários de um canal no “YouTube”, sobre a referida modalidade, e analisá- las qualitativamente. O objetivo, portanto, a partir da análise de tais dados, foi o de descrever e analisar os debates e embates sobre Homeschooling presentes no mundo virtual, no Brasil, com base em uma “netnografia” realizada em um canal do “YouTube” que se apresenta como favorável e defensor do Homeschooling. Assim, foram apresentadas, bem como aprofundadas, as questões que permeiam essa modalidade, no Brasil. Espera-se, a partir dessas questões, causar uma reflexão, de modo que o leitor possa apreciá-los, refletir e criar suas próprias convicções sobre essa prática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOliveira.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.