Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14660
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Lidje Miranda
Orientador: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação Domiciliar, também conhecida como Homeschooling, no Brasil, por meio de um método de pesquisa denominado “netnografia”. O Homeschooling, no Brasil, suscita certa estranheza por parte das autoridades com competência legislativa sobre a educação, demais autoridades, e dos cidadãos, embora seja uma prática consolidada em outros contextos culturais. O trabalho analisou como essa modalidade educacional vem se desenvolvendo no país. Utilizou-se, para tal, uma abordagem metodológica conhecida como “netnografia”, que consistiu em analisar, no ambiente virtual, as interações sociais de indivíduos, com o intuito de mapear percepções, representações e expectativas, dos usuários de um canal no “YouTube”, sobre a referida modalidade, e analisá- las qualitativamente. O objetivo, portanto, a partir da análise de tais dados, foi o de descrever e analisar os debates e embates sobre Homeschooling presentes no mundo virtual, no Brasil, com base em uma “netnografia” realizada em um canal do “YouTube” que se apresenta como favorável e defensor do Homeschooling. Assim, foram apresentadas, bem como aprofundadas, as questões que permeiam essa modalidade, no Brasil. Espera-se, a partir dessas questões, causar uma reflexão, de modo que o leitor possa apreciá-los, refletir e criar suas próprias convicções sobre essa prática.
Palavras-chave: Ensino básico domiciliar
Netnografia
Interação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Fev-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Lidje Miranda. Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOliveira.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.