Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14660
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Lidje Miranda |
Tutor: | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha |
Resumen: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação Domiciliar, também conhecida como Homeschooling, no Brasil, por meio de um método de pesquisa denominado “netnografia”. O Homeschooling, no Brasil, suscita certa estranheza por parte das autoridades com competência legislativa sobre a educação, demais autoridades, e dos cidadãos, embora seja uma prática consolidada em outros contextos culturais. O trabalho analisou como essa modalidade educacional vem se desenvolvendo no país. Utilizou-se, para tal, uma abordagem metodológica conhecida como “netnografia”, que consistiu em analisar, no ambiente virtual, as interações sociais de indivíduos, com o intuito de mapear percepções, representações e expectativas, dos usuários de um canal no “YouTube”, sobre a referida modalidade, e analisá- las qualitativamente. O objetivo, portanto, a partir da análise de tais dados, foi o de descrever e analisar os debates e embates sobre Homeschooling presentes no mundo virtual, no Brasil, com base em uma “netnografia” realizada em um canal do “YouTube” que se apresenta como favorável e defensor do Homeschooling. Assim, foram apresentadas, bem como aprofundadas, as questões que permeiam essa modalidade, no Brasil. Espera-se, a partir dessas questões, causar uma reflexão, de modo que o leitor possa apreciá-los, refletir e criar suas próprias convicções sobre essa prática. |
Materia: | Ensino básico domiciliar Netnografia Interação social |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 26-feb-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | OLIVEIRA, Lidje Miranda. Uma abordagem netnográfica sobre educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOliveira.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.