Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14709
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desafios da conservação de objetos culturais plásticos em museus
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Diana Bulcão Duarte
Tutor: Barreto, Milena Barbosa
Resumen: Este trabalho investiga os desafios existentes em relação à conservação de materiais plásticos (poliméricos) em âmbito museológico, na forma de objetos e obras de arte presentes em acervos e coleções. Por serem materiais relativamente recentes – em comparação com materiais tradicionais, há seculos utilizados (como madeira, metais e pedras) –, ainda não há tanto conhecimento aprofundado a respeito de seus mecanismos de deterioração e formas adequadas de conservação. Em primeiro momento, é apresentado um panorama sobre sua produção, história, propriedades químicas e processamento industrial. Em seguida é traçada uma linha do tempo da história da arte em relação ao uso de plásticos por artistas desde o começo do século XX, além da caracterização de algumas coleções museológicas com plástico. Então, é apresentada a metodologia utilizada na pesquisa, que contou com um levantamento de acervos de museus brasileiros com plástico, pesquisas em cima de dissertações de mestrado que também abordaram acervos com coleções plásticas no Brasil, e um levantamento de referências bibliográficas a partir de bancos digitais de publicações científicas, publicações, periódicos de instituições museológicas e livros na área de química e conservação de plástico. Por fim, são apresentados os resultados e discussões, que apontaram grande presença de plásticos em acervos museológicos, a falta de conhecimento por seus responsáveis, e os desafios da conservação deste material, partindo das análises de agentes de deterioração, como umidade relativa, radiação, presença de oxigênio, e de formas adequadas de conservação em museus, sendo a identificação de plásticos um dos pontos mais importantes.
Materia: Plásticos
Polímeros
Conservação
Acervos museológicos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SIMÕES, Diana Bulcão Duarte. Desafios da conservação de objetos culturais plásticos em museus. 2021. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DBDSimões.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.