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dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorPaz, Marcella Neves Castro da-
dc.date.accessioned2021-08-03T23:45:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationPAZ, Marcella Neves Castro da. Inclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14711-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinistérios públicospt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Estado). Ministério Públicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleInclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee2Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.description.resumoEste estudo, ao considerar que a inclusão educacional e laboral é um processo de extrema relevância para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, se propôs a investigar uma experiência inclusiva educativa/laboral institucional. Para tanto, teve por objetivo geral verificar em que medida um projeto inclusivo institucional voltado para estudantes/estagiários do Ensino Médio com deficiência, por meio das atividades de estágio remunerado, impactou o desempenho educacional e laboral e a perspectiva sobre a inclusão social desses estudantes e da instituição. A pesquisa se fundamentou teoricamente na perspectiva inclusiva multicultural. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, tendo como campo de investigação o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e como objeto de análise, o Projeto MP Inclusivo. No estudo foram analisados o documento que deu origem ao projeto e as entrevistas realizadas com gestoras, supervisores e estagiários participantes. Os dados coletados revelaram que o projeto pôde ser considerado uma experiência positiva para todos os envolvidos, tendo proporcionado algumas mudanças de cunho atitudinal, estrutural e institucional. No entanto, foi possível perceber que, apesar dos resultados alcançados, a inclusão ainda se constitui como um grande desafio para as instituições, uma vez que não deve ser vivenciada como algo pontual, mas sim, como uma ação que se constrói e reconstrói cotidianamente com a colaboração de todos, por meio de um repensar e de uma reconfiguração de culturas e práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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