Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14711
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Inclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivo |
Autor(es)/Inventor(es): | Paz, Marcella Neves Castro da |
Orientador: | Xavier, Giseli Pereli de Moura |
Resumo: | Este estudo, ao considerar que a inclusão educacional e laboral é um processo de extrema relevância para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, se propôs a investigar uma experiência inclusiva educativa/laboral institucional. Para tanto, teve por objetivo geral verificar em que medida um projeto inclusivo institucional voltado para estudantes/estagiários do Ensino Médio com deficiência, por meio das atividades de estágio remunerado, impactou o desempenho educacional e laboral e a perspectiva sobre a inclusão social desses estudantes e da instituição. A pesquisa se fundamentou teoricamente na perspectiva inclusiva multicultural. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, tendo como campo de investigação o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e como objeto de análise, o Projeto MP Inclusivo. No estudo foram analisados o documento que deu origem ao projeto e as entrevistas realizadas com gestoras, supervisores e estagiários participantes. Os dados coletados revelaram que o projeto pôde ser considerado uma experiência positiva para todos os envolvidos, tendo proporcionado algumas mudanças de cunho atitudinal, estrutural e institucional. No entanto, foi possível perceber que, apesar dos resultados alcançados, a inclusão ainda se constitui como um grande desafio para as instituições, uma vez que não deve ser vivenciada como algo pontual, mas sim, como uma ação que se constrói e reconstrói cotidianamente com a colaboração de todos, por meio de um repensar e de uma reconfiguração de culturas e práticas. |
Palavras-chave: | Ministérios públicos Rio de Janeiro (Estado). Ministério Público Educação inclusiva |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 29-Abr-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PAZ, Marcella Neves Castro da. Inclusão, educação e trabalho: analisando a experiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no projeto MP inclusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MPaz.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.