Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBraga, Pollyana Barcelos-
dc.contributor.authorValle, Mercedes Teles do-
dc.date.accessioned2021-08-06T18:48:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationVALLE, Mercedes Teles do. O ensino de ciências: a internet como facilitadora do aprendizado. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14730-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectInterneten
dc.subjectTeachin-learningen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectComputersen
dc.titleO ensino de ciências: a internet como facilitadora do aprendizadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jessica Oliveira Barreto da-
dc.contributor.referee2Paixão, Luísa Mignole-
dc.description.resumoO crescente uso das tecnologias nas escolas em especial o computador e a internet se ampliaram no século XXI com ascensão do novo cenário. A partir do avanço da globalização as novas tecnologias atingiram o cotidiano das escolas e com elas os conhecimentos tornaram-se acessíveis por meio do telefone celular, computadores e internet. A relevância do uso dessas tecnologias na educação, em particular no ensino de ciências, no geral é discutida neste trabalho. O assunto foi abordado na forma de revisão bibliográfica, assim sendo, foi feita uma breve explicação o porquê de sua utilização, tomando como base a necessidade de resgatar o prazer em aprender sem a rotina do quadro negro (lousa). Procurando conseguir um processo de desenvolvimento cognitivo ágil e provocante aos discentes explorando suas habilidades. Onde é inserido o professor neste cenário e qual a importância de sua formação continuada, bem como da atuação do Estado diante das tecnologias abordadas. A importância das tecnologias computador e internet e celular no ensino de Ciências foram constatadas com este trabalho e a necessidade da formação continuada para o professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTValle.pdf703.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.