Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14732
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da percepção do impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pelo agricultor na cidade de Paty do Alferes - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Mendonça, Samira Gomes dos Santos
Tutor: Kamiyama, Carolina Martins
Resumen: O cidade de Paty do Alferes (RJ) tem como principal atividade econômica a agricultura sendo considerado maior produtor de tomate do Estado do Rio de Janeiro e 3º do Brasil. Na agricultura o agrotóxico é amplamente utilizado principalmente no cultivo convencional para combate de pragas e doenças. O presente estudo teve como objetivo principal, verificar a percepção que o agricultor têm sobre o impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde, por meio da aplicação de um questionário estruturado com perguntas de múltipla escolha e discursivas. Através do estudo perceptivo é possível entender a interação do indivíduo com o seu meio. Os resultados apontam que embora reconheçam os riscos que correm ao utilizar agrotóxicos, os agricultores não cogitam a possibilidade de deixar de usar e por falta de recursos financeiros não migram para o cultivo controlado onde se utiliza menos agrotóxicos.
Materia: Meio ambiente
Agroquímicos
Impactos ambientais
Fazendeiros
Paty dos Alferes (RJ)
Environment
Agrochemicals
Environmental impacts
Farmers
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MENDONÇA, Samira Gomes dos Santos. Análise da percepção do impacto ambiental do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pelo agricultor na cidade de Paty do Alferes - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SGSMendonça.pdf806.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.