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http://hdl.handle.net/11422/14771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Macedo, Joana da Costa | - |
dc.contributor.author | Costa, Gabriele Braga | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T13:03:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gabrielle Braga. Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14771 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | pt_BR |
dc.subject | Experimentation | pt_BR |
dc.subject | Thinking | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | As concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista, centrado na transmissão e recepção de conceitos. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes e/ou mudança conceitual, comparamos as visões de alunos de primeiro ano de Ensino Médio anterior e posteriormente a uma intervenção pedagógica baseada no Curso de Férias realizado no IBQM/UFRJ, acerca das questões gerais sobre ciência, visão do cientista, atividade científica e experimentação, por meio de aplicação de um questionário aberto. Observamos que, mesmo com a intervenção, mantêm-se, na maioria das vezes, semelhantes concepções entre os grupos de estudantes, demonstrando características estereotipadas conduzidas por visões deformadas da ciência. Neste sentido, um resultado interessante obtido neste trabalho foi em massa uma mudança na concepção do trabalho e do ser cientista, reduzindo a porcentagem da visão individualmente elitista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
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