Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14771
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Gabriele Braga |
Tutor: | Macedo, Joana da Costa |
Resumen: | As concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista, centrado na transmissão e recepção de conceitos. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes e/ou mudança conceitual, comparamos as visões de alunos de primeiro ano de Ensino Médio anterior e posteriormente a uma intervenção pedagógica baseada no Curso de Férias realizado no IBQM/UFRJ, acerca das questões gerais sobre ciência, visão do cientista, atividade científica e experimentação, por meio de aplicação de um questionário aberto. Observamos que, mesmo com a intervenção, mantêm-se, na maioria das vezes, semelhantes concepções entre os grupos de estudantes, demonstrando características estereotipadas conduzidas por visões deformadas da ciência. Neste sentido, um resultado interessante obtido neste trabalho foi em massa uma mudança na concepção do trabalho e do ser cientista, reduzindo a porcentagem da visão individualmente elitista. |
Materia: | Ensino de ciências Experimentação Pensamento Ensino-aprendizagem Sciences teaching Experimentation Thinking Teaching-learning |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | COSTA, Gabrielle Braga. Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GBCosta.pdf | 648.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.