Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14771
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Gabriele Braga |
Orientador: | Macedo, Joana da Costa |
Resumo: | As concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista, centrado na transmissão e recepção de conceitos. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes e/ou mudança conceitual, comparamos as visões de alunos de primeiro ano de Ensino Médio anterior e posteriormente a uma intervenção pedagógica baseada no Curso de Férias realizado no IBQM/UFRJ, acerca das questões gerais sobre ciência, visão do cientista, atividade científica e experimentação, por meio de aplicação de um questionário aberto. Observamos que, mesmo com a intervenção, mantêm-se, na maioria das vezes, semelhantes concepções entre os grupos de estudantes, demonstrando características estereotipadas conduzidas por visões deformadas da ciência. Neste sentido, um resultado interessante obtido neste trabalho foi em massa uma mudança na concepção do trabalho e do ser cientista, reduzindo a porcentagem da visão individualmente elitista. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Experimentação Pensamento Ensino-aprendizagem Sciences teaching Experimentation Thinking Teaching-learning |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COSTA, Gabrielle Braga. Concepções alternativas de ciências: uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GBCosta.pdf | 648.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.