Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14799
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Conservação e documentação: fotogrametria aplicada à digitalização 3D de objetos do acervo do Museu da história da inquisição em Belo Horizonte, Minas Gerais
Author(s)/Inventor(s): Lunardi, Bárbara Luiza Silva
Advisor: Ghetti, Neuvânia Curty
Co-advisor: Souza, Geisa Alchorne de
Abstract: O trabalho trata da utilização da fotogrametria para o desenvolvimento de modelos digitais 3D aplicada na conservação de objetos patrimoniais, do Museu da História da Inquisição, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerando a era da informação, torna-se importante ressaltar técnicas que sejam acessíveis e que promovam uma interseção entre tecnologia e preservação. O objetivo da elaboração dos modelos é potencializar de forma descritiva a documentação museológica para conservação, já que a fotogrametria possibilita uma representação do objeto com alto grau de precisão. A pesquisa foi realizada fundamentando a prática da documentação para conservação, passando por questões atuais que reforçam o uso da técnica no mundo todo, culminando na prática proposta, tendo como resultado modelos tridimensionais realistas dos objetos selecionados, demonstrando a aplicabilidade da técnica no contexto museal.
Keywords: Conservação
Documentação museológica
Fotogrametria
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LUNARDI, Bárbara Luiza Silva. Conservação e documentação: fotogrametria aplicada à digitalização 3D de objetos do acervo do Museu da história da inquisição em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLSLunardi.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.