Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14799
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Conservação e documentação: fotogrametria aplicada à digitalização 3D de objetos do acervo do Museu da história da inquisição em Belo Horizonte, Minas Gerais
Autor(es)/Inventor(es): Lunardi, Bárbara Luiza Silva
Tutor: Ghetti, Neuvânia Curty
Tutor : Souza, Geisa Alchorne de
Resumen: O trabalho trata da utilização da fotogrametria para o desenvolvimento de modelos digitais 3D aplicada na conservação de objetos patrimoniais, do Museu da História da Inquisição, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerando a era da informação, torna-se importante ressaltar técnicas que sejam acessíveis e que promovam uma interseção entre tecnologia e preservação. O objetivo da elaboração dos modelos é potencializar de forma descritiva a documentação museológica para conservação, já que a fotogrametria possibilita uma representação do objeto com alto grau de precisão. A pesquisa foi realizada fundamentando a prática da documentação para conservação, passando por questões atuais que reforçam o uso da técnica no mundo todo, culminando na prática proposta, tendo como resultado modelos tridimensionais realistas dos objetos selecionados, demonstrando a aplicabilidade da técnica no contexto museal.
Materia: Conservação
Documentação museológica
Fotogrametria
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LUNARDI, Bárbara Luiza Silva. Conservação e documentação: fotogrametria aplicada à digitalização 3D de objetos do acervo do Museu da história da inquisição em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BLSLunardi.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.