Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14830
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Importância dos parâmetros experimentais de um calorímetro diferencial de varredura no estudo de multibicamadas lipídicas
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Ana Amália
Orientador: Bianconi, Maria Lúcia
Resumo: A técnica de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) tem sido utilizada nacaracterização das propriedades de bicamadas lipídicas há mais de quatro décadas. Mais recentemente, os equipamentos de DSC foram reformulados para permitir o estudo de amostras aquosas e diluídas. Este trabalho tem por objetivo o estudo dos parâmetros de obtenção de dados de um equipamento específico, o VP-DSC, no estudo de amostras de vesículas lipídicas multilamelares (MLVs) de dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC). Foi observado que a transição de fase gel-líquido cristalina de MLV de DPPC é altamente cooperativa, o que se reflete num pico calorimétrico estreito. Foi analisada a variação dos parâmetros experimentais, como velocidade de varredura, filtro de aquisição de dados e feedback. Nossos resultados mostraram que as melhores condições experimentais para obtenção de termogramas de MLVs de DPPC são (i) baixa velocidade de varredura, de 10 a 12 °C/h, (ii) alto feedback e (iii) filtro de aquisição de dados de 2 segundos. Foi observado que as amostras permaneceram estáveis durante a longa duração dos experimentos (8 a 9 horas).
Palavras-chave: Vesícula
Varredura diferencial de calorimetria
1,2-Dipalmitoilfosfatidilcolina
Bicamadas lipídicas
Blister
Calorimetry, differential scanning
1,2-Dipalmitoylphosphatidylcholine
Lipid bilayers
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, Ana Amália. Importância dos parâmetros experimentais de um calorímetro diferencial de varredura no estudo de multibicamadas lipídicas.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACoelho.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.