Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14865
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise acerca da (in) efetividade do instituto das medidas protetivas de urgência na Lei Maria da Penha - (Lei 11.340/06)
Author(s)/Inventor(s): Machado, Renata Soares
Advisor: Hora, Nilo César Martins Pompílio da
Abstract: O Presente trabalho monográfico versa sobre as medidas protetivas de urgência na Lei 11.340/06, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Esta monografia busca demonstrar a partir da análise da Lei Maria da Penha e suas alterações, bem como dos entendimentos doutrinários, levantamentos de dados divulgados pelos órgãos de segurança pública e do pelo Poder Judiciário acerca da (in)efetividade ou efetividade prática das medidas protetivas de urgência na Lei Maria da Penha, mais especificamente mediante as recentes mudanças legislativas na Lei 11.340/06 e os impactos das concessões judiciais das medidas protetivas no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2016 e 2019. É inegável que nos últimos 14 anos, desde 2006, ano de edição da lei, houve significativos avanços legislativos na criação de instrumentos e mecanismos para proteção da mulher, no entanto, este trabalho busca analisar se após essas alterações legislativas, as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha têm sido aplicadas de forma efetiva a diminuir e coibir a violência doméstica contra à mulher.
Keywords: Lei Maria da Penha
Medidas Protetivas de Urgência
Efetividade
Maria da Penha Law
Urgent Protective Measures
Effectiviness
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Renata Soares. Análise acerca da (in) efetividade do instituto das medidas protetivas de urgência na Lei Maria da Penha - (Lei 11.340/06). 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSMachado.pdf804.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.