Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14868
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dizer o Direito: a interpretação e as pretensões de neutralidade no discurso jurídico
Autor(es)/Inventor(es): Bacellar, Bernardo Tendler Leibel
Orientador: Shecaira, Fábio Perin
Resumo: A presente monografia teve como primeiro objetivo a abordagem do fenômeno da interpretação. Entendido como um fator de legitimação do discurso, é utilizado para a resolução de questões de natureza valorativa dentro da perspectiva interna da linguagem jurídica. Assim, a partir da hipótese de que a neutralidade discursiva pode ser pretensiosa, suscita-se a possibilidade de manipulação dos materiais jurídicos disponíveis, mascarando as verdadeiras razões de substância existentes. Para tal, realizou-se a análise exploratória de bibliografia, visando compreender a semiologia da linguagem e do raciocínio jurídico por de trás das teorias interpretativas. Com essa finalidade, os resultados apontam para a existência de certo ceticismo, porém, também demonstram que o ceticismo demasiado pode ofuscar e até negligenciar a maleabilidade dos materiais e convenções jurídicas.
Palavras-chave: Linguagem jurídica
Interpretação
Pretensões de neutralidade
Maleabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BACELLAR, Bernardo Tendler Leibel. Dizer o Direito: a interpretação e as pretensões de neutralidade no discurso jurídico. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BTLBacellar.pdf430.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.