Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14884
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Facebook na educação: tensões e harmonias |
| Author(s)/Inventor(s): | Hottum, Cyro Cezar Teixeira |
| Advisor: | Ferreira, Ariane Oliveira |
| Co-advisor: | Guedes, Amadeu da Silva |
| Abstract: | A discussão das tensões e harmonias, que poderão estar associadas ao uso do Facebook no ensino-aprendizado em nosso país, estará presente nesta pesquisa bibliográfica. Como itens importantes dessa discussão acerca da eficácia ou ineficácia do Facebook no ensino de Ciências/Biologia, podemos citar a acessibilidade à rede internet e ao grande número de usuários dessa plataforma. A falta de laboratórios de Ciências/Biologia no Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras é uma realidade e algo aqui a ser discutido. Dentro desta realidade, a proposta deste trabalho também é de que o Facebook poderia auxiliar como ambientalizador no ensino-aprendizado. Auxiliar no sentido de que é um instrumento capaz de hospedar mídias diversas: vídeos, imagens, textos e jogos. Os vídeos, especificamente, poderiam trazer já experimentos feitos em laboratórios, auxiliando assim alguma assimilação de fenômenos pelos estudantes. Nesse veio, caberá também a problematização acerca experimentos, discussões e outras atividades que poderiam ser trabalhadas pelos docentes ao usar a plataforma no ensino de Ciências/Biologia. Essa problematização, visa a sugerir novas formas de uso dessa plataforma. |
| Keywords: | Redes sociais Ensino de ciências Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Ensino médio Sciences teaching Teaching and learning Elementary School High school |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Production unit: | Instituto de Biologia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 29-Nov-2018 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | HOTTUM, Cyro Cezar Teixeira. Facebook na educação: tensões e harmonias. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
| Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CCTHottum.pdf | 693.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.