Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14891
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
Autor(es)/Inventor(es): Oliva, Thairine Christine Fernandes
Orientador: Silva, Marcelo Almeida de Carvalho
Resumo: A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Consumidor
Sustainability
Sustainable development
Consumer
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCFOliva.pdf669.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.