Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14892
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Competências desenvolvidas no trabalho voluntário pela geração Z
Author(s)/Inventor(s): Pinto, Ricardo Antônio de Souza
Advisor: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo com jovens da Geração Z que realizam atividades voluntárias na cidade do Rio de Janeiro, buscando identificar quais são as competências desenvolvidas no trabalho voluntários e quais delas auxiliam o voluntário no seu dia a dia em seu trabalho. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, para posteriormente transcrição e análise, com o intuito de identificar quais as competências foram aprendidas e/ou desenvolvidas na atividade voluntária e quais os voluntários conseguem utilizar em seu trabalho. Os resultados foram apresentados por meio da categorização dos dados listando todas as competências que foram informadas nas entrevistas. Ao final da pesquisa, concluímos que a prática voluntária auxilia no desenvolvimento de soft skills, sendo também um propulsor de capital social. Além disso foi possível verificar que quanto maior o engajamento nas atividades voluntárias maiores são as chances em desenvolver competências que os auxiliam na realização das mesmas ou em seu dia a dia.
Keywords: Competências
Trabalho voluntário
Gerações
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINTO, Ricardo Antônio de Souza. Competências desenvolvidas no trabalho voluntário pela geração Z. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RASPinto.pdf478.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.