Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14998
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O emprego do teletrabalho no setor público federal brasileiro antes da pandemia do coronavírus
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Giovanna Creador da
Orientador: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Resumo: Este trabalho tem por finalidade identificar e analisar os órgãos públicos federais brasileiros que aderiram ao teletrabalho antes da pandemia do COVID-19, pois, durante a pandemia, muitas organizações adotaram a modalidade para manter suas atividades. O conceito de teletrabalho adotado nesta pesquisa seguiu o definido pelo artigo 75-B da Lei nº 13.467 (BRASIL, 2017), a qual considera como teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação e que não se constituam como trabalho externo. O contexto do teletrabalho no setor público brasileiro iniciou em 2005 com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), mostrando vantagens e desvantagens que também foram identificadas em pesquisas publicadas em periódicos científicos nacionais sobre o tema. Utilizouse o método de pesquisa qualitativo com o emprego da análise documental a partir da verificação de notícias e documentos oficiais como portarias normativas e resoluções. Após consulta feita ao portal do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão da Controladoria Geral da União (CGU), identificaram-se quais órgãos aderiram ao teletrabalho antes da pandemia do coronavírus e foi feita a análise da adoção do teletrabalho em cada órgão federal, comparando as informações obtidas das instituições. Os resultados obtidos, após delimitação do escopo, foram nove órgãos que aderiram ao teletrabalho antes da pandemia do novo coronavírus, apresentando como os principais objetivos para a realização do teletrabalho aumentar a produtividade e a inclusão de servidores que possuem deficiências, filhos e cônjuges deficientes ou servidores em licença maternidade ou paternidade.
Palavras-chave: Teletrabalho
Serviço público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUNHA, Giovanna Creador da. O emprego do teletrabalho no setor público federal brasileiro antes da pandemia do coronavírus. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCCunha.pdf225.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.