Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15067
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da pandemia no consumo: um estudo de caso da empresa Curto Café
Author(s)/Inventor(s): Meneses, Priscila Lima de
Advisor: Miranda, Ana Paula Celso de
Abstract: O trabalho de conclusão de curso buscará discorrer a respeito do objeto de estudo de caso da empresa “Curto Café” e como a pandemia influenciou a relação entre a empresa e os seus consumidores de economia colaborativa. A partir desse cenário, o trabalho contará com três grandes marcos que foram observados durante o período inicial da pandemia, sendo eles: o comércio livre, a restrição comercial do espaço físico e o retorno às atividades com protocolos de seguranças, além da contextualização acerca da economia colaborativa, perspectivas de um novo consumo colaborativo e cultura de consumo. Sugere-se que, nos estudos futuros, sejam abrangidas mais empresas de compartilhamento, de diversos setores, objetivando aumentar a amplitude e aplicabilidade dos resultados. Um dos objetivos finais deste trabalho de conclusão de curso é avaliar também até que ponto uma empresa de economia colaborativa, no setor alimentício, pode atuar para ser um agente de mudança para seus consumidores, desta forma, para obter os objetivos desta pesquisa, será analisada a empresa “Curto Café”, localizada no centro do município do Rio de Janeiro. A pesquisa será embasada por obras acadêmicas e na parte inicial do trabalho, é visto as origens e evolução da economia colaborativa, com ênfase em como ela pode torna-se um agente de mudança para quem a consome e também as suas diversas definições, além disso, é visto como a economia colaborativa se desenvolve na medida em que as necessidades e as posses das pessoas possam se corresponder, promovendo um consumo com mais eficiência e confiança, promovendo valores de colaboração e humanidade entre os indivíduos. Em seguida, será analisada a perspectiva de um novo consumo colaborativo e por fim será analisado todo o contexto da pandemia e a relação com a empresa “Curto Café”. Na parte conclusiva do trabalho, se propõe a realizar uma reflexão sobre as principais visões deste trabalho, bem como sobre a contribuição dos diversos autores abordados e toda perspectiva da pandemia em relação à empresa estudada.
Keywords: Economia colaborativa
Consumo colaborativo
Pandemia
Pandemic
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENESES, Priscila Lima de. O impacto da pandemia no consumo: um estudo de caso da empresa Curto Café. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLMeneses.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.