Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15067
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto da pandemia no consumo: um estudo de caso da empresa Curto Café
Autor(es)/Inventor(es): Meneses, Priscila Lima de
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: O trabalho de conclusão de curso buscará discorrer a respeito do objeto de estudo de caso da empresa “Curto Café” e como a pandemia influenciou a relação entre a empresa e os seus consumidores de economia colaborativa. A partir desse cenário, o trabalho contará com três grandes marcos que foram observados durante o período inicial da pandemia, sendo eles: o comércio livre, a restrição comercial do espaço físico e o retorno às atividades com protocolos de seguranças, além da contextualização acerca da economia colaborativa, perspectivas de um novo consumo colaborativo e cultura de consumo. Sugere-se que, nos estudos futuros, sejam abrangidas mais empresas de compartilhamento, de diversos setores, objetivando aumentar a amplitude e aplicabilidade dos resultados. Um dos objetivos finais deste trabalho de conclusão de curso é avaliar também até que ponto uma empresa de economia colaborativa, no setor alimentício, pode atuar para ser um agente de mudança para seus consumidores, desta forma, para obter os objetivos desta pesquisa, será analisada a empresa “Curto Café”, localizada no centro do município do Rio de Janeiro. A pesquisa será embasada por obras acadêmicas e na parte inicial do trabalho, é visto as origens e evolução da economia colaborativa, com ênfase em como ela pode torna-se um agente de mudança para quem a consome e também as suas diversas definições, além disso, é visto como a economia colaborativa se desenvolve na medida em que as necessidades e as posses das pessoas possam se corresponder, promovendo um consumo com mais eficiência e confiança, promovendo valores de colaboração e humanidade entre os indivíduos. Em seguida, será analisada a perspectiva de um novo consumo colaborativo e por fim será analisado todo o contexto da pandemia e a relação com a empresa “Curto Café”. Na parte conclusiva do trabalho, se propõe a realizar uma reflexão sobre as principais visões deste trabalho, bem como sobre a contribuição dos diversos autores abordados e toda perspectiva da pandemia em relação à empresa estudada.
Palavras-chave: Economia colaborativa
Consumo colaborativo
Pandemia
Pandemic
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENESES, Priscila Lima de. O impacto da pandemia no consumo: um estudo de caso da empresa Curto Café. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLMeneses.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.