Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da | - |
dc.contributor.author | Mota, Jean Fonseca da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T22:03:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Jean Fonseca da. O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15073 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gasolina | pt_BR |
dc.subject | Preço | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis | pt_BR |
dc.subject | ANP | pt_BR |
dc.subject | Buffer | pt_BR |
dc.subject | Postos revendedores | pt_BR |
dc.title | O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7731191536528594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hemsley, Pedro James Frias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5712583659751675 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Eduardo Pontual | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8025102145074887 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de analisar o mercado de gasolina automotiva no Brasil, especificamente quanto a formação do seu preço nos postos revendedores e como a concorrência entre os postos revendedores geograficamente próximos pode afetar o preço praticado na gasolina, bem como outras importantes variáveis que compõe o preço final do combustível. A análise traça uma diferenciação no comportamento das variáveis analisadas em relação às regiões onde os postos revendedores estão estabelecidos, para isso, o estudo é desenvolvido em estabelecimentos das cidades do Rio de Janeiro e de Goiânia. Os resultados principais foram obtidos por meio de análises econométricas utilizando principalmente dados do programa de levantamento de preços e margens de comercialização de combustíveis (LPMCC) da ANP, e conclui, com ressalvas às limitações dos modelos utilizados, que a inclusão de um novo concorrente na área de atuação de um posto revendedor não necessariamente reduz o preço da gasolina e, mesmo estando em áreas de maior concentração de postos, o preço da gasolina não aponta clara de redução. O preço da gasolina na cidade Goiânia se mostrou menos influenciado por variações na concorrência, mas com a necessidade de mais estudos para confirmação dos resultados. Além disso, foi observada forte influência do etanol combustível no preço da gasolina em Goiânia, refletindo a preferência local pelo combustível concorrente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFMota.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.