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dc.contributor.advisorRocha, Romero Cavalcanti Barreto da-
dc.contributor.authorMota, Jean Fonseca da-
dc.date.accessioned2021-09-06T22:03:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMOTA, Jean Fonseca da. O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15073-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectANPpt_BR
dc.subjectBufferpt_BR
dc.subjectPostos revendedorespt_BR
dc.titleO efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7731191536528594pt_BR
dc.contributor.referee1Hemsley, Pedro James Frias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5712583659751675pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Eduardo Pontual-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar o mercado de gasolina automotiva no Brasil, especificamente quanto a formação do seu preço nos postos revendedores e como a concorrência entre os postos revendedores geograficamente próximos pode afetar o preço praticado na gasolina, bem como outras importantes variáveis que compõe o preço final do combustível. A análise traça uma diferenciação no comportamento das variáveis analisadas em relação às regiões onde os postos revendedores estão estabelecidos, para isso, o estudo é desenvolvido em estabelecimentos das cidades do Rio de Janeiro e de Goiânia. Os resultados principais foram obtidos por meio de análises econométricas utilizando principalmente dados do programa de levantamento de preços e margens de comercialização de combustíveis (LPMCC) da ANP, e conclui, com ressalvas às limitações dos modelos utilizados, que a inclusão de um novo concorrente na área de atuação de um posto revendedor não necessariamente reduz o preço da gasolina e, mesmo estando em áreas de maior concentração de postos, o preço da gasolina não aponta clara de redução. O preço da gasolina na cidade Goiânia se mostrou menos influenciado por variações na concorrência, mas com a necessidade de mais estudos para confirmação dos resultados. Além disso, foi observada forte influência do etanol combustível no preço da gasolina em Goiânia, refletindo a preferência local pelo combustível concorrente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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