Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15073
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia
Autor(es)/Inventor(es): Mota, Jean Fonseca da
Tutor: Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da
Resumen: Este trabalho tem o objetivo de analisar o mercado de gasolina automotiva no Brasil, especificamente quanto a formação do seu preço nos postos revendedores e como a concorrência entre os postos revendedores geograficamente próximos pode afetar o preço praticado na gasolina, bem como outras importantes variáveis que compõe o preço final do combustível. A análise traça uma diferenciação no comportamento das variáveis analisadas em relação às regiões onde os postos revendedores estão estabelecidos, para isso, o estudo é desenvolvido em estabelecimentos das cidades do Rio de Janeiro e de Goiânia. Os resultados principais foram obtidos por meio de análises econométricas utilizando principalmente dados do programa de levantamento de preços e margens de comercialização de combustíveis (LPMCC) da ANP, e conclui, com ressalvas às limitações dos modelos utilizados, que a inclusão de um novo concorrente na área de atuação de um posto revendedor não necessariamente reduz o preço da gasolina e, mesmo estando em áreas de maior concentração de postos, o preço da gasolina não aponta clara de redução. O preço da gasolina na cidade Goiânia se mostrou menos influenciado por variações na concorrência, mas com a necessidade de mais estudos para confirmação dos resultados. Além disso, foi observada forte influência do etanol combustível no preço da gasolina em Goiânia, refletindo a preferência local pelo combustível concorrente.
Materia: Gasolina
Preço
Concorrência
Combustíveis
ANP
Buffer
Postos revendedores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOTA, Jean Fonseca da. O efeito da competição no preço da gasolina: uma análise do efeito da concorrência, e outras variáveis, nas cidades do Rio de Janeiro e Goiânia. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFMota.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.